Obtenção de certidão evita Asilo de Machado ir à leilão

Publicado em: 05/04/2017 as 09:42:15



A Certidão Negativa de Débitos (CND)é um documento emitido pela Receita Federal, cuja função é comprovar a ausência de pendências de empresas, instituições e pessoas, no caso de candidatos em processos seletivos ou empresas que desejam contratar com o poder público.

Há 20 anos a diretoria do Lar dos Idosos de Álvares Machado tinha que confirmar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ser uma entidade filantrópica, para a Previdência Social dar um benefício de cota patronal sobre a folha de pagamento dos funcionários. Mas na época, por falta de conhecimento da antiga diretoria, essa documentação não foi apresentada, resultando em uma dívida de mais de R$ 780 mil.

Depois de muita luta da nova diretoria, foi conseguida a CND, aproveitando que o governo lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que consiste em um regime opcional de parcelamento de débitos fiscais proposto às pessoas jurídicas com dívidas perante a Secretaria da Receita Federal (SRF), à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No dia seis de março a diretoria da entidade conseguiu parcelar em 10 anos essa dívida, sendo as 12 primeiras parcelas no valor de R$ 3,7 mil. AInstituição se encontrava na penhora e iria àleilão. Agora, com esse acordo de 120 meses, o leilão está suspenso até que a dívida seja paga.Sem a CND, a instituiçãonão conseguia obter ajuda de órgãos públicos municipal, estadual e federal.

“A prefeitura não queria mais fazer o repasse de dinheiro para o abrigo, porque o Tribunal de Contas pressionava por não ter a certidão. Então, tínhamos que recorrer ao Ministério Público”, comenta o contador voluntário e ex-presidenteAntonio da Silva. “Se deixarmos dois meses sem pagar, rompe o acordo de parcelamento e a situação da entidade volta a estaca zero. A responsabilidade é grande, outra batalha começou agora”, pontua.

 

Homenagem

Os diretores do Lar dos Idosos de Álvares Machado foram homenageadospela conquista da CND. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (16/03), na Câmara de Municipal. Para Adilson Cesar Sabino, um dos diretores da Instituição, o reconhecimento dos vereadores ocorre em razão de uma batalha que vêmhá muitos anos e diante da qual a atual diretoria se empenhou muito e não desanimou.

 

 

 

Crédito da foto:Zenilda Cândido

Legenda da foto:Diretores acompanhados de seus familiares recebem homenagem e certificado



Fonte: Lar dos Idosos


COPYRIGHT © 2015 - TV Foto Bruna - Todos os direitos reservados